segunda-feira, 7 de junho de 2010

I Feira do Conhecimento do Ciclo

CULTURA POPULAR PARINTINENSE: Nossa História e Criação

JUSTIFICATIVA

Cultura diz respeito ao modo de ser e de viver dos grupos sociais: a língua, as regras de convívio, o gosto, o que se come, o que se bebe, o que se veste vão formando aquilo que é próprio de um povo. Por outro lado, a Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa.

A cultura é o fermento que alimenta, dá forma e conteúdo á educação. Em sala de aula, experiências, vivências e singularidades estão reunidas. Alunos e professores trazem suas bagagens e histórias. Confrontos, trocas, negações e reafirmações de culturas pulsam o tempo todo nesse convívio. Neste contexto, aprender é construir um saber pessoal e solidário, através do diálogo entre iguais sociais culturalmente diferenciados.

Em nossa Parintins, tão diversa, tão grande, com tantas expressões diferentes, com tantos jeitos de ser, de brincar, de conviver, que vão se construindo e modificando a toda hora, não podemos falar de uma única cultura, mas de muitas culturas que a formam.

Assim, a I FEIRA DO CONHECIMENTO DO CICLO se justifica ao contribuir com o conhecimento e valorização da cultura popular de nosso município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário