quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Filosofia do Colégio Batista

 MISSÃO

Oferecer uma educação de qualidade e comprometida com a formação cristã, pessoal e profissional de cidadãos éticos, socialmente responsáveis e com visão à frente de seu tempo.

Educação de qualidade: formação integral do indivíduo (conhecimentos, habilidades e valores), que lhe permita utilizar seus conhecimentos para atuar, interagir e interferir em seu contexto histórico.

Cidadãos cristãos: reconhecimento da soberania de DEUS, como Criador e sustentador de todas as coisas, e de JESUS CRISTO, como Salvador de todas as pessoas, mediante a fé. Em nossa filosofia, acreditamos que não existe Educação sem DEUS.

 Cidadãos éticos: capazes de posicionar-se diante da realidade, fazer escolhas, estabelecer critérios para problematizar o viver pessoal e coletivo e, cujas intenções e ações sejam alicerçadas pelos princípios éticos que conduzam à humanização constante do homem.

Profissionais com visão à frente de seu tempo - profissionais preparados para responder aos desafios de seu tempo, dentro de uma visão holística dos aspectos que envolvem a humanidade, capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais humana e comprometida com a felicidade de todos.

 VISÃO
       
            Ser referência como instituição educacional pela excelência do trabalho realizado e pelo compromisso com o fortalecimento da relação da comunidade escolar com Deus e seus semelhantes.
                       

 VALORES

1.   Amor, elo incomensurável da relação existencial do homem com Deus, com seus semelhantes e com a natureza.

2.  Respeito à dignidade e aos direitos de cada pessoa, imagem e semelhança de DEUS, coroa da criação.

3.       Liberdade para pensar, ser e agir na convivência coletiva e interpessoal.

4.    Solidariedade como virtude eminentemente espiritual que pratica a partilha dos bens espirituais mais ainda que os materiais, em favor da construção de uma sociedade mais humana e de um mundo de paz.

Qualidade e excelência com:
Criticidade
Criatividade
Persistência
Cooperação
Responsabilidade

Centrados na dignidade da pessoa humana, os valores articulam-se em direção a DEUS.
Assim, podemos concluir que o movimento educacional que encetamos, sendo a articulação da totalidade humana, consiste em um diálogo do homem com a realidade que o cerca – os outros e o mundo – e, daí, com o transcendente, sentido último de sua trajetória histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário