sábado, 27 de março de 2010

Histórico do Colégio Batista - Completo


O Colégio Batista de Parintins foi fundado em 1º de maio de 1955 pelo Pastor EDUARDO FRANÇA LESSA, brasileiro, natural do Estado do Rio de Janeiro, Pastor da Primeira Igreja Batista de Parintins, sendo a Filosofia da Instituição fundamentada nos princípios Cristãos, sob a orientação dos ensinamentos da DENOMINAÇÃO BATISTA.

O primeiro nome dado ao COLÉGIO BATISTA DE PARINTINS foi Instituto Batista Clem e Ethel Hardy”, em homenagem ao casal de missionários da América do Norte. Localizado à Avenida Amazonas, esquina com a atual Travessa Senador Álvaro Maia, oferecia o Curso Primário de 1ª à 5ª Série, tendo como seu primeiro Diretor o próprio fundador. Em 1962, o Prof. EDUARDO FRANÇA LESSA e sua esposa Prof.ª EGLANTINA BRELAZ LESSA fundaram o Curso Ginasial e transferiram a sede da Escola para o Departamento de Educação Religiosa da Primeira Igreja Batista de Parintins, na rua Cel. José Augusto, nº. 2214, tomando posse como Diretor o Prof.º José Barbosa Ribeiro e a Escola passou a chamar-se de “GINÁSIO BATISTA DE PARINTINS” (G.B.P.).

Em 1966, auxiliado por sua esposa Profª. EGLANTINA BRELAZ LESSA, o Pr. EDUARDO FRANÇA LESSA reassume a função de diretor da Escola e, em 1969, dada à necessidade local, o casal Lessa fundou o Curso Normal (Magistério), tendo funcionado até 1971 com o nome de COLÉGIO NORMAL BATISTA DE PARINTINS.

Com a reforma do ensino no Brasil, de acordo com a Lei 5.692/71, em 1972 o Colégio reformulou seus Estatutos e Regimento Escolar de acordo com as exigências da Lei em vigor e mudou o nome para “COLÉGIO BATISTA DE PARINTINS”, sendo publicado no Diário Oficial do Estado de nº. 23.375, de 13 de outubro de 1975 e registrado no Cartório do 2º Ofício da Comarca de Parintins, Estado do Amazonas, Registro Especial de Pessoas Jurídicas, sob o nº. 13, Livro A-I, às folhas 28 V., datado de 27 de outubro de 1975.

Em 1974 o Colégio transferiu-se para sede própria, na mesma Rua Cel. José Augusto, tendo sido usado o mesmo nº. 2214, por não haver ainda número no lado oposto da referida rua. Objetivando atender as aspirações dos jovens da comunidade, foi fundado em 1977 o Curso de Auxiliar de Laboratório em Análise Química.

No ano de 1980, tendo em vista a necessidade de professores, foi instituído no COLÉGIO BATISTA DE PARINTINS, o Curso Adicional na Área de Ciências, em 1981 na Área de Comunicação e Expressão e em 1982 na Área de Estudos Sociais, que funcionaram até o ano de 1991. Buscando atender as necessidades existentes na Região, o C.B.P. deu início em 1984, o Curso Habilitação Básica em Saúde que funcionou até o ano de 1996, com o encerramento dos Cursos de Habilitação Básica. Em virtude do agravamento da situação econômica do Município, com o fechamento da fábrica de beneficiamento da juta, visando o atendimento de alunos carentes que não tinham condições de estudar na Capital do Estado, por intermédio do Professor EDUARDO FRANÇA LESSA JR., Administrador Escolar do Estabelecimento, na qualidade de procurador da Escola, foi realizado em 1986 um convênio de parceria entre a Escola e o Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da SEDUC-AM, que perdura até a presente data. No ano de 1990, com o agravamento da saúde do Pr. EDUARDO F. LESSA, assume a Direção do Estabelecimento seu filho, PROFESSOR EDUARDO FRANÇA LESSA JR., auxiliado pela profª. Sarah Maria da Silva Gomes, que já trabalhava juntamente com o casal Lessa desde 1967. Em 21 de julho de 1993, com o falecimento do fundador da Escola, o PROFESSOR EDUARDO FRANÇA LESSA JR., assume também a presidência da Sociedade Colégio Batista de Parintins, dirigida pela família de seu fundador, família Lessa. Em 2002, o atual diretor do COLÉGIO BATISTA DE PARINTINS traz para a escola o Curso Técnico de Enfermagem através do CETAM (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas) que teve inicio somente em 2004. Ainda em 2004, através do convênio com a SEDUC, o Colégio passa a oferecer o Ensino Médio e novamente por intermédio do CETAM, é implantado o Curso Técnico de Informática com inicio em julho de 2005. Nesse mesmo ano foram matriculados 100 alunos no Curso Auxiliar de Enfermagem, para complementação do técnico. Em 2006, foram oferecidos os cursos: Técnico de Guia de Turismo, Técnico de Higiene Bucal, Técnico de Radiologia e Técnico de Prótese Dentária. No final 2006, o Colégio Batista de Parintins consegue junto ao Governo do Estado por intermédio do prof. Gedeão Timóteo Amorin (Secretario de Estado da Educação), a reforma dos Prédios da Escola, que deu inicio em novembro de 2006, passando a funcionar neste período, no Bumbódromo juntamente à escola Gláucio Gonçalves até dezembro de 2007. Em 2008, no prédio novo, a escola inicia suas atividades no dia 28 de abril, contando com um número de 850 alunos, que incluiu o atendimento aos alunos do 1º Ano do Ciclo. Com a reforma da escola o CETAM, estende seu atendimento, oferecendo outros cursos técnicos: Técnico de Turismo, Técnico em Recursos Humanos, Técnico Segurança no Trabalho, Técnico em Contabilidade, Técnico em Cuidador do Idoso, Técnico em Design de Móveis, Técnico em Aqüicola Pesqueiro.

O Colégio Batista de Parintins comemora no dia 1/05/2009 o seu 54º aniversário a serviço da educação do povo parintinense.



“SERÁS C.B.P., ETERNAMENTE O NOSSO BEM”


14 comentários:

  1. colegio batista de parintins como sempre formando pessoas excelente...
    parabens ao todos que fazem parte do corpo dossente da escola...
    e ao gestor...

    ResponderExcluir
  2. É o melhor colégio do Brasil!!

    ResponderExcluir
  3. Nasci em Parintins,em 1950. Estudei o Jardim de infância e o primeiro ano no então Instituto Batista de Parintins, que ficava na esquina da rua Amazonas com a rua Oriental. Apesar da pouca idade, lembro-me do pastor Lessa, que passava em frente a minha casa, na rua Amazonas, sempre pedalando sua bicicleta. Nessa época, havia apenas na cidade o jipe do prefeito, o caminho da Tecejuta e o caminhão do Tuji, cujo filho, posteriormente, foi meu colega no curso de medicina em Belém do Pará.
    Quanta saudade! Um dia, a ti voltarei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estaremos sempre de portas abertas. O Colégio Batista de Parintins se encontra hoje sob a direção do Professor Eduardo França Lessa Júnior com o apoio de sua mãe Eglantina Brelaz Lessa e Professora Sarah Gomes.

      Excluir
  4. Ainda estah na minha mente, quase todos meus colegas da oitova serie de 1977,neto coloral(primo), nezias, nelson, ronaud (saudades), buide, vicente, butel, ethel lee,ellen, deodato, takitome,nazare a cambada de paraense de terra santa, david, bide,plek, professores: fernando, lourdinha, maria jose,lucia santarem,moises (saudades),hoje senhores do bem, pais de familia, graças ao lema do CBP, a mim resta muitas lembranças alegres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos sua postagem de lembranças e saudades. Poderia se identificar para que pudéssemos relembrar também seus tempos de estudos, temos certeza que muitas lembranças guardamos também.

      Excluir
    2. Por favor eu fui muito amiga da Ethel Lee Brelaz Lessa egostaria de ter um contado com ele.vc poderia me passar onde ela está morando?

      Excluir
  5. é o melhor colégio que ja existiu na face da terra!!!!!

    ResponderExcluir
  6. RICARDO GASPAR DE SOUZA REZK16 de novembro de 2012 às 17:10

    o comentario de 01.01.12, meu nome eh RICARDO GASPAR DE SOUZA REZK

    ResponderExcluir
  7. dos tempos de escola, o colégio Batista foi o que me deixou melhores lembranças.tenho-o como exemplo de uma educação exemplar.Jo Araujo

    ResponderExcluir
  8. Parabéns
    Quando os pais colocam seus filhos nos colégios nem imaginam que isso pode representar, na verdade todos tem que estudar mesmo! Mas, não é só isso que importa, o que importa é que legalidade os filhos vão receber, que princípios viverão e qual o caminho que escolherão para trilhar.
    Hoje, depois de anos ainda me vem na mente, lembranças desse colégio amado, do orgulho que era vestir o uniforme, me sentia um médico! Coisas importantíssimas que foram marcando minha vida de uma forma ou de outra. Lembro-me que conheci o salmo 125 na secretaria, ( risos ) da voz de seda da diretora nos ministrando a obediência, ela conseguia chegar onde poucas pessoas chegavam, era a mais pura sabedoria falando por ela.( esposa do pastor)
    Dos olhos da professora Sara nas meias, se estávamos ordenadamente uniformizados, até que desse o sinal para o recreio no qual descíamos a escada como estivéssemos escorregando em um tobogã, claro, não era, santo!
    Nessas idas e vindas da vida, fui amparado pelo legado que o Pastor Lessa plantou com sua visão de plantar não só a educação, mas também a fé em Jesus, o qual não entendia muito, que mais tarde veio a ser minha maior razão de viver.
    Hoje sou pastor missionário, já andei por muitos lugares, já tive que aprender idiomas e de me adaptar a uma cultura, assim como os Lessa um dia.
    Hoje vivo no Rio Grande do Sul, e depois de muitos anos, ainda lembro de quão importante foi o colégio Batista na minha vida. Deixo meus sinceros agradecimentos, e nem sei se esse comentário vai chegar à direção do Colégio, mas, fica esse breve depoimento que como sou grato a todos os professores e funcionários que trabalhavam no ano de 1986 a 1999
    Deus abençoe.

    Audrey

    ResponderExcluir
  9. -
    Colégio que para mim deixará Saudades esse ano *-* :*

    ResponderExcluir
  10. Bem para mim foi uma honra estudar nesse colégio lembro q saia de manhã cedinho na minha bicicleta com meu uniforme lindo a minha saia azul marinho linda ao vento rsrs. Muito obgd aos professores q me deram a base de td q sei hoje para mim o tempo q estudei ai foram os mais produtivos da minha vida pois a escola oferece uma estrutura q nem uma escola da rede pública q conheço possui aqui em Manaus.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho orgulho que eu estudei nessa Escola.

    ResponderExcluir