terça-feira, 30 de março de 2010

PROJETOS DESENVOLVIDOS

No Colégio Batista de Parintins a ação pedagógica é realizada a partir da Pedagogia de Projetos, pois entendemos que esta possibilita a integração dos diferentes conteúdos e temas específicos e do interesse do aluno, o que facilita sua interação com o processo de construção do conhecimento, com as aprendizagens significativas e contextualizadas, promovendo o desenvolvimento da autonomia, senso crítico, investigativo e da criatividade.

Os projetos são ferramentas que possibilitam uma melhor forma de trabalhar os conteúdos de maneira mais atraente e interessante, e ainda focada no aluno, percebendo individualmente as diferentes formas de aprender, os diferentes níveis de interesse, assim com as dificuldades e as potencialidades de cada um.

Uma metodologia orientada por projetos permite trabalhar o processo de metacognição, em que o aluno vai pensar a sua forma de pensar, refletindo e descobrindo quais os mecanismos utilizados neste processo de pesquisa, vivência e descoberta; além das áreas motoras, afetiva, social e emocional ao buscar o equilíbrio e o desenvolvimento das inteligências inter e intrapessoal.

A Pedagogia de Projetos nos permitirá realizar atividades coletivas e participativas, possibilitando ao aluno vivenciar múltiplas relações com o exterior, assumir responsabilidades, decidir e comprometer-se; ser o próprio sujeito da sua aprendizagem.

Premiação e utilização dos recursos multimídias em sala de aula

Com a premiação recebida pelo Governo do Estado do Amazonas, por ter alcançado nota 5.3 (6º ao 9º ano) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2007, o Colégio Batista de Parintins investiu fortemente na aquisição de recursos multimídias para auxiliar e dinamizar o processo ensino-aprendizagem em sala de aula, contribuindo para uma educação que vise o domínio da tecnologia, competência requerida na sociedade de hoje.

domingo, 28 de março de 2010

Importância do Xadrez na Escola

Com a implementação do Projeto Jovem Cidadão nas escolas estaduais de Parintins, criaram-se novas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades cognitivas, físicas e psicossociais dos adolescentes e jovens. Dentre as diferentes atividades oferecidas destacamos o xadrez, por ser uma importante ferramenta no estímulo da capacidade de raciocínio das pessoas, como também permite desenvolver de forma a aproveitar melhor as matérias de raciocínio lógico, como a matemática, por exemplo.


Alunos do Ensino Fundamental - FONTE: Secretaria do Colégio Batista de Parintins

Alunos do Ensino Médio - FONTE: Secretaria do Colégio Batista de Parintins

sábado, 27 de março de 2010

Laboratório de Ciências

O Colégio conta com um Laboratório de Ciências que é disponibilizado aos alunos desde as séries iniciais. Acredita-se que as aulas práticas no laboratório, com experiências e inovações metodológicas, assumem papel fundamental para desenvolver a compreensão de conceitos que ajudam os alunos a perceberem sua relação com as idéias propostas pela ciência que devem ser exploradas, assim, nossos alunos assumem papel diversificado na manipulação dos materiais de modo a compreender com facilidade os conteúdos e desenvolverem habilidades de autonomia durante a realização dos trabalhos. A preocupação da escola com a aprendizagem do meio científico, não se restringe ao modo como nossos alunos chegam às suas conclusões, mas como este processo gera essas conclusões, raciocínios e métodos que utilizamos para desenvolver os conjuntos de categorias, ressaltando a importância do laboratório de Ciências na Escola.

Alunos do Ensino Fundamental - FONTE: Secretaria do Colégio Batista de Parintins

Alunos no Ensino Médio - FONTE: Secretaria do Colégio Batista de Parintins

Laboratório de Informática

A escola dispõe de um laboratório de informática que é visto pela escola como um direito e garantia de acesso ao mundo digital. Neste espaço o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apóiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento, além de ser um recurso fundamental para que o professor possa dinamizar e modificar sua ação pedagógica, em função da aprendizagem significativa do aluno.

Alunos do Ensino Fundamental - FONTE: Secretaria do Colégio Batista de Parintins



Alunos do Ensino Médio - FONTE: Secretaria do Colégio Batista de Parintins

Biblioteca Escolar

A escola dispõe de uma biblioteca que prioriza a exploração dos livros com temáticas atrativas que correspondem a todas as faixas etárias, dinamizando atividades inovadoras e interessantes com o acervo bibliográfico que dispõe. Acredita-se que a biblioteca escolar tem papel fundamental no cotidiano escolar de nossos alunos, pois os instiga a organizarem-se e sistematizarem informações e conhecimentos, a pensar e olhar com espírito crítico a realidade, a problematizar o mundo e encontrar resposta aos problemas que enfrentam. A biblioteca do Colégio Batista de Parintins configura-se como fonte de saber e cultura e como meio eficaz de aperfeiçoamento lingüístico através dos livros que disponibilizamos.

Alunos do Ensino Fundamental - FONTE: Secretaria do Colégio Batista de Parintins


Alunos do Ensino Médio - FONTE: Secretaria do Colégio Batista de Parintins


Histórico do Colégio Batista - Completo


O Colégio Batista de Parintins foi fundado em 1º de maio de 1955 pelo Pastor EDUARDO FRANÇA LESSA, brasileiro, natural do Estado do Rio de Janeiro, Pastor da Primeira Igreja Batista de Parintins, sendo a Filosofia da Instituição fundamentada nos princípios Cristãos, sob a orientação dos ensinamentos da DENOMINAÇÃO BATISTA.

O primeiro nome dado ao COLÉGIO BATISTA DE PARINTINS foi Instituto Batista Clem e Ethel Hardy”, em homenagem ao casal de missionários da América do Norte. Localizado à Avenida Amazonas, esquina com a atual Travessa Senador Álvaro Maia, oferecia o Curso Primário de 1ª à 5ª Série, tendo como seu primeiro Diretor o próprio fundador. Em 1962, o Prof. EDUARDO FRANÇA LESSA e sua esposa Prof.ª EGLANTINA BRELAZ LESSA fundaram o Curso Ginasial e transferiram a sede da Escola para o Departamento de Educação Religiosa da Primeira Igreja Batista de Parintins, na rua Cel. José Augusto, nº. 2214, tomando posse como Diretor o Prof.º José Barbosa Ribeiro e a Escola passou a chamar-se de “GINÁSIO BATISTA DE PARINTINS” (G.B.P.).

Em 1966, auxiliado por sua esposa Profª. EGLANTINA BRELAZ LESSA, o Pr. EDUARDO FRANÇA LESSA reassume a função de diretor da Escola e, em 1969, dada à necessidade local, o casal Lessa fundou o Curso Normal (Magistério), tendo funcionado até 1971 com o nome de COLÉGIO NORMAL BATISTA DE PARINTINS.

Com a reforma do ensino no Brasil, de acordo com a Lei 5.692/71, em 1972 o Colégio reformulou seus Estatutos e Regimento Escolar de acordo com as exigências da Lei em vigor e mudou o nome para “COLÉGIO BATISTA DE PARINTINS”, sendo publicado no Diário Oficial do Estado de nº. 23.375, de 13 de outubro de 1975 e registrado no Cartório do 2º Ofício da Comarca de Parintins, Estado do Amazonas, Registro Especial de Pessoas Jurídicas, sob o nº. 13, Livro A-I, às folhas 28 V., datado de 27 de outubro de 1975.

Em 1974 o Colégio transferiu-se para sede própria, na mesma Rua Cel. José Augusto, tendo sido usado o mesmo nº. 2214, por não haver ainda número no lado oposto da referida rua. Objetivando atender as aspirações dos jovens da comunidade, foi fundado em 1977 o Curso de Auxiliar de Laboratório em Análise Química.

No ano de 1980, tendo em vista a necessidade de professores, foi instituído no COLÉGIO BATISTA DE PARINTINS, o Curso Adicional na Área de Ciências, em 1981 na Área de Comunicação e Expressão e em 1982 na Área de Estudos Sociais, que funcionaram até o ano de 1991. Buscando atender as necessidades existentes na Região, o C.B.P. deu início em 1984, o Curso Habilitação Básica em Saúde que funcionou até o ano de 1996, com o encerramento dos Cursos de Habilitação Básica. Em virtude do agravamento da situação econômica do Município, com o fechamento da fábrica de beneficiamento da juta, visando o atendimento de alunos carentes que não tinham condições de estudar na Capital do Estado, por intermédio do Professor EDUARDO FRANÇA LESSA JR., Administrador Escolar do Estabelecimento, na qualidade de procurador da Escola, foi realizado em 1986 um convênio de parceria entre a Escola e o Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da SEDUC-AM, que perdura até a presente data. No ano de 1990, com o agravamento da saúde do Pr. EDUARDO F. LESSA, assume a Direção do Estabelecimento seu filho, PROFESSOR EDUARDO FRANÇA LESSA JR., auxiliado pela profª. Sarah Maria da Silva Gomes, que já trabalhava juntamente com o casal Lessa desde 1967. Em 21 de julho de 1993, com o falecimento do fundador da Escola, o PROFESSOR EDUARDO FRANÇA LESSA JR., assume também a presidência da Sociedade Colégio Batista de Parintins, dirigida pela família de seu fundador, família Lessa. Em 2002, o atual diretor do COLÉGIO BATISTA DE PARINTINS traz para a escola o Curso Técnico de Enfermagem através do CETAM (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas) que teve inicio somente em 2004. Ainda em 2004, através do convênio com a SEDUC, o Colégio passa a oferecer o Ensino Médio e novamente por intermédio do CETAM, é implantado o Curso Técnico de Informática com inicio em julho de 2005. Nesse mesmo ano foram matriculados 100 alunos no Curso Auxiliar de Enfermagem, para complementação do técnico. Em 2006, foram oferecidos os cursos: Técnico de Guia de Turismo, Técnico de Higiene Bucal, Técnico de Radiologia e Técnico de Prótese Dentária. No final 2006, o Colégio Batista de Parintins consegue junto ao Governo do Estado por intermédio do prof. Gedeão Timóteo Amorin (Secretario de Estado da Educação), a reforma dos Prédios da Escola, que deu inicio em novembro de 2006, passando a funcionar neste período, no Bumbódromo juntamente à escola Gláucio Gonçalves até dezembro de 2007. Em 2008, no prédio novo, a escola inicia suas atividades no dia 28 de abril, contando com um número de 850 alunos, que incluiu o atendimento aos alunos do 1º Ano do Ciclo. Com a reforma da escola o CETAM, estende seu atendimento, oferecendo outros cursos técnicos: Técnico de Turismo, Técnico em Recursos Humanos, Técnico Segurança no Trabalho, Técnico em Contabilidade, Técnico em Cuidador do Idoso, Técnico em Design de Móveis, Técnico em Aqüicola Pesqueiro.

O Colégio Batista de Parintins comemora no dia 1/05/2009 o seu 54º aniversário a serviço da educação do povo parintinense.



“SERÁS C.B.P., ETERNAMENTE O NOSSO BEM”